sábado, 13 de junho de 2020

VISTA CANSADA OU CRÔNICA DA ARANHA





A pandemia me trouxe uma lição: a vista e o ângulo das coisas não são nunca iguais. Dito isso, creio que fica bem à mostra, que o que se vê é sempre o instante, talvez também seja o que se fala. Mudar de opinião é moleza em tempos de reclusão, de resguardo sem ter parido e de cárcere domiciliar. Dito isso também, o mote dessa crônica não é político, embora talvez até sirva, não é pandêmico, o que move esse assunto é o olhar.
A vista ora cansada de não ver o que de costume era, passa a mirar o estranho, o belo, o esquisito. E antes, como não havia tempo para isso, olhávamos sem ver. Sempre havia visto as aranhas, nem sei se gosto de aranhas, porque jamais havia pensado nelas dessa maneira. O fato é que estava tomando um banho de Sol e pensava nos presos que tomam esse mesmo banho, e eu pensava no que eles talvez estivessem pensando; enfim, decidi tirar uma foto do ângulo do céu que se formava junto à cumeeira.
Tirei.
Ficou razoável para quem é bem amador nisso. Virei o rosto e lá estava a minúscula aranha. Olhava para mim, eu creio, e estava a centímetros do meu cabelo. Desviei com calma a cabeça para que pudesse vê-la inteira.
Tirei.
 Ela andou e tirei outra. No que ela, aranha pensava, eu realmente não sei, mas, sei no que eu pensava. Pensava que temos a vista cansada, que o estamos vendo agora é só instante, sim nossas vistas estão muito cansadas, e agora estamos muito diferentes, muito mesmo, do que éramos.
 


Nenhum comentário:

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...