terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR: COMO ASSIM??????


Nossa! Nossa! Nossa!

Nunca me senti tão valorizada, quantos parabéns pelo Dia do Professor, mensagens calorosas pelo correio eletrônico, frases panfletárias de valorização, tudo muito ufanista e hipócrita.

Às favas com tudo isso. Desculpem-me, mas...

Sou professora sim, diariamente, acordo professora e durmo professora, por decisão minha, por gostar mesmo, por pensar que posso transformar com o pouco que estudei alguma coisa em alguém. Que posso dividir e trocar meu conhecimento com tanta gente de maneira leve e alegre, sempre.

Sou professora sim, cotidianamente, quando tento encontrar as fórmulas para fazer da minha aula algo que realmente tenha sentido para quem me ouve, quando converso olho no olho com o aluno aparentemente perdido e mostro as tantas possibilidades dele poder escolher o caminho que lhe agrada mais e poder seguir sozinho.

Sou professora sim, amorosamente, quando vejo o olhar do entendimento, o prazer do ler, a dedicação do fazer, a transformação do caráter, a busca da autonomia e da liberdade, as manifestações verdadeiras de carinho, de afeto, o dez com louvor, a lista de mil exercícios resolvidos na raça; a busca, a busca, a nossa busca.

Sou professora sim, aos sábados e domingos, inclusive nos feriados, também nas madrugadas e nos alvoreceres, porque essa foi minha escolha e não há que mendigar salários justos, respeito e valorização, porque isso todo mundo já sabe e essa conversa cansa e cansa demais. Não careço de um só dia feliz, por favor, me perdoem, mas isso é ridículo.

Sou professora na alma e mais, sou professora de mim mesma!

 

 

4 comentários:

Anônimo disse...

Pô é isso!

disse...

Odiado, professor, o dia do professor, mas não o professor. Há que impugnar!!

Anônimo disse...




O seu texto é ótimo, pena que ache todos os cumprimentos hipócritas,...

Valsa Literária disse...

Não todos... só os hipócritas!

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...