quinta-feira, 3 de outubro de 2013

BOSSA NOVA


Reunião na quarta-feira e na sexta-feira, você aluno comum faz o quê? Emenda à quinta-feira, como se nada restasse no mundo a não ser fazer isso, é óbvio. Eu faria. Diante disso, ouvi de um colega de trabalho a seguinte máxima: “Os alunos que vieram são àqueles que a mãe não aguenta em casa”!

Como nada a mim passa despercebida, a frase latejou na minha cabeça durante um bom tempo. Incomodada não sabia ao certo o porquê, passei a observar quais dos meus alunos haviam ido. Não sei mesmo dizer se a máxima proferida cabe nessa situação, não tenho competência para avaliar o gostar e amar das mães dessas crianças, mas o fato é que estavam diante de mim alunos que qualquer um chamaria de problema.

Eu mesma tive e tenho imensa dificuldade em lidar com eles, são inatingíveis, quer seja pela constante ausência, timidez, condições em que vivem, um mente demais, outro já esganou um colega, outro grita de repente na aula. Além de que como alunos são da espécie que não entregam atividades, fazem tudo pela metade, enfim, são alunos.

 Olhei para eles mais uma vez. Talvez quisessem a professora de forma mais exclusiva? Não sei. Talvez a escola fosse o único refúgio, o lugar mais legal, mesmo chato, que eles teriam para ir nesse dia frio e chuvoso? Não sei. Talvez suas mães tivessem os obrigado a ir para escola porque não os aguentam em casa, ou ainda porque não têm com quem deixa-los? Também não sei.

Não sei mesmo. Só sei que passei agora a olhar para eles de um jeito bem diferente. Não sei ao certo que jeito é esse, porque fiquei confusa demais, ando confusa demais com questões assim que eu não encontro respostas imediatas para as malditas. Penso. Que coisa. Mas que algo mudou, mudou, e disso eu tenho certeza.

Nenhum comentário:

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...