terça-feira, 1 de maio de 2012

TEMOS VAGAS


O homem olhava inquieto para a listagem de vagas de empregos. Não tinha qualificação para nenhuma. Exigiam isso e aquilo. Pensava que sabia fazer de tudo um pouco e era honesto. Isso não bastava? Ele acreditava que não.

O mocinho bem jovem, perguntou-lhe se havia achado algo e que poderia preencher o cadastro. Titubeou antes de responder que não estava qualificado para nenhuma daquelas vagas. Insistiu o rapaz e questionou se ele queria um “bico” no feriado. Por vinte reais por dia, quatro dias, segurando uma placa de vendas de apartamentos.

O homem topou. Calculou os oitenta reais mais o lanche e foi.

O homem-placa ficou por lá, na esquina da rua tal com a rua sei-que-lá. Na chuva ficou das oito da manhã até às cinco da tarde. A placa era densa e escorregadia. Mas para isso havia de ter qualificação. Lembrou que não tinha estudado tudo que podia. E agora a maçada da sua vida entregue ao descaso da falta disso e da falta daquilo.

Em pleno dia primeiro de maio, dia do trabalho, o homem-placa, parado ali no meio fio, sentado com sua placa, terminava de cumprir seu ofício. Quando recolheram a placa e pagaram seus oitenta reais, ele foi beber. Bebeu só com dez reais porque o restante era para investir no futuro, no futuro!

Nenhum comentário:

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...