segunda-feira, 21 de maio de 2012

OFÍCIO


Fazia muitos anos que eu não tinha uma turma tão difícil. Ser professor passa também indubitavelmente pela sorte, é claro. Parece que este ano fui “premiada”, com a falta de...

Num primeiro momento achei que todo aquele descaso, desinteresse, agitação, falta de respeito, grosserias, fossem algo que pudessem ser sanados com algum jeitinho, que ao longo desses anos todos de profissão puderam me ajudar.

Depois vi, que como nada dessas tentativas haviam adiantado, que eu pudesse aplicar as várias teorias, das quais, muitas jamais tinha aplicado por não acreditar, resultassem em melhora de um grupo, se não perfeito, mas possível de se trabalhar. Não adiantaram.

Nada.

O que me fez acreditar que perdi o prumo, a veia da arte de ministrar interesse, conhecimento, tesão pelo saber, coisas que para mim durante todo esse tempo foram até de certo modo, fáceis, de se conseguir dos meus alunos.

Esmoreci.

Porém, nessa semana, fui até a escola num período posterior ao meu. Logo que cheguei, ouvi os gritos do meu nome soarem da minha antiga turma, que agora se encontra na sexta série. Vi aquele mar de rostos crescidos, espinhentos, mudados em gente, adolescentes, não mais minha turminha de quarta séria, mas eram os meus alunos.

Vieram todos, abraçaram, beijaram verdadeiramente saudosos, agradecidos, lindos, lindos. As frases que escutei foram o mote para lembrar o que é ser professor. A marca que causamos, deixamos, e claro, que recebemos é sem dúvida sensacional.

Quanto a esta turma atual... darei outra chance, darei mil chances se for preciso, porque ser Professora é isso!

6 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei muito emocionada com o que li, é duro trabalho de professor quando o aluno não se esforça ...mas viu como vale a pena?? Quantos que te amam e certamente não te esquecerão!!

Valsa Literária disse...

É verdade.... é verdade!

disse...

Eis-me aqui, aluno chato, mas marcado para sempre a ferro e fogo!
Talvez o resultado venha depois. Talvez nem venha, desses aí.
Azar o deles.
Eis aqui, em mim, o resultado, ainda resultando.

Valsa Literária disse...

Eta aluno bão sô!
Valeu Lê.
Beijos

Ps. mas você não valeu, já era "o" aluno pronto e acabado!

Nadine Granad disse...

Ahhhh... adorei!...
Gostoso de ler... e para aprender! ;)

Obrigada =)

Valsa Literária disse...

Obrigada você Nadine, por ler e comentar.
BEIJOS

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...