terça-feira, 24 de abril de 2012

ESTÁ COM INVEJA ?


Segundo os dicionários inveja é qualquer paixão torpe que procede de sentimentos de desgosto e cobiça pelo bem alheio. Prefiro incluir nesse Pecado Capital algo a que vou chamar de incapacidade de ser feliz. A inveja, antes de ser tudo que já sabemos, quando é exagerada, torna-se também o exercício da infelicidade.

A grama do tal vizinho será sempre mais verde; o carro que não tive e não terei; a mulher que nunca beijarei; a viagem que jamais farei... Enfim, é nessa exaustiva prática de querermos sempre o que está ao lado, que nunca vemos o que está na nossa frente.

Há quem cultive a tal da inveja “boa”. Essa pode. É só uma leve cobiçadinha, e que muitas das vezes é acompanhada pela confissão espontânea de quem sente. Sim, porque a inveja má, é aquela que ninguém admite, só sente e finge que não é o que parece ser.

De desgosto em desgosto, de tentativa errada até caprichos, de orgulhos feridos, de acúmulos de tristeza, as pessoas cavam a própria infelicidade, não enxergam a vida boa que podem ter, ou que devem buscar; não veem nada em sua frente, tampouco dentro de si.

Se eu sinto inveja? É claro que sim! Mas só sinto das boas, das boas ouviram!

4 comentários:

Anônimo disse...

Sinto inveja (boa) de escrever bem como você. um beijo mamy

Valsa Literária disse...

Mamy, que isso!

E quem foi a Mestra com quem aprendi a boa e velha Gramática?

Beijocas

mariza disse...

gostei . A inveja consome po invejoso como a ferrugem o ferro. Muito cuidado com ela , mesmo a boa...


Beijos Mariza
29/04/2012

Valsa Literária disse...

É verdade rsrsrsr

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...