sábado, 20 de agosto de 2011

A ESCRITORA ( Para o Neto)


Nunca me senti uma escritora de verdade. Digo de verdade, pois acredito que um escritor que vive da matéria de suas publicações, ganha por isso, pode ser considerado como tal. Demorei muito tempo para começar a escrever, ou melhor, para ter coragem de mostrar publicamente algo que havia escrito. Sabia que escrevia “bem”, dentro da gramática, -e olha que leio e ainda encontro desvios da norma culta- mas ainda sentia que aquilo que escrevia não era digno de ser lido e sentido, porque é assim que creio, na verdadeira literatura boa, aquela que nós lemos e sentimos tudo.

Longe do teor demagógico, esse texto é realmente um agradecimento. Na semana que passou um amigo, disse para o meu filho que lia as publicações do meu Blog; e mais, falou que eu era sua escritora favorita. Não sei dizer o que respondi na hora, acho que nada. Meu filho olhou para mim e sorriu abertamente “Viu!”.

No dia seguinte pela manhã depois de um café e um cigarro pensei na frase e acredito que ali, naquele instante tenha me tornado uma escritora. Havia introjetado em mim todo aquele mundo do ser lido por alguém e esse alguém gostar do que leu. Minha escritura tinha ganhado forma e textura, corpo, graça e sentido.

Sentido. Eis o cerne de tudo. Há que se ter sentido. Vejo agora que escrever é de fato, tentar deixar algo, uma marca, nas pessoas, no mundo. Registar os instantes e compartilhar, com todos, essa profusão de palavras que giram em minha cabeça o tempo inteiro, loucas para sair, para se juntarem num sistema literário, que agora sinto ser digno de ser lido. Aos que leem, meu muito obrigada.

4 comentários:

Fábio Roberto disse...

Viu?

Neto disse...

Oi Marili !!!!

me sinto extremamente honrado de fazer parte de um pedacinho da sua vida, mesmo que seja bem pequenininho mesmo (e agora de seus textos hehehehehe). eu que agradeço por todos os textos escritos e me sinto privilegiado por ter conhecido uma pessoa tão talentosa.

Um grande beijo pra você e obrigado pela citação.

PS: sempre ansioso pelo próximo texto rsrsrs

beijão.
Neto.

PROFESSORA TATIANA disse...

Me emocionei lendo, lindo...Beijos

Nadine Granad disse...

Fico feliz que tenha feito um blog e mais ainda... que compartilhe talento e alma repleta de poesia!!!

Obrigada!!!

Beijos =)

Joy do Sid, rs...

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...