quinta-feira, 10 de março de 2011

A ESPERA DA PERSONAGEM - PARTE IV (Leia textos antigos para melhor entendimento)

Na manhã seguinte percebeu o corpo dolorido por ter dormido no sofá. Não teve que arrumar a mesa, visto que a mesma estava posta. Dobrou em partes detalhadas o papel-bilhete e guardou-o na gaveta. Tinha fome, mas não comeu. Jogou fora os dois pães, com medo sabe lá Deus do quê. Era uma brincadeira, imaginou, de perverso mau gosto. Só tomou café puro e preto. Há anos não bebia assim. Lavou, secou e guardou a xícara azul e arrumou tudo no lugar. Naquele dia o tempo passou mais depressa, sem que ela tivesse saído do mesmo lugar esquerdo da mesa da cozinha.
         No dia seguinte, Amélia procurou-me:
– Está pensando em um romance com o padeiro?
– Não.
– Não foi o que eu pedi.
– De fato, não pensei nisso.
– Então o que está tramando?
– Nada.  Só quis criar uma expectativa.
– No saco de pão!!!
– Olha você não está deixando a história acontecer. Eu escrevo.
– Eu sei...
– Não sabe, não; dei-lhe vida e cabe a você interpretá-la e fim.
– É que eu gostaria...
– Você já é protagonista. Que mais quer? Já me trouxe um enredo, precário, mas um enredo.
– Precário? Lá vem a Senhora.
– Escuta aqui, deixe-me trabalhar em paz. Sem interrupções. Entendeu?
– Entendi. Mas sem padeiros, ouviu?

7 comentários:

disse...

Muito me agrada essa interação entre autor e personagem, o que acaba às vezes numa troca de papéis onde o autor se torna personagem, e a personagem se mete a dar pitacos no enredo, exigindo co-autoria...
Agora um desejo meu: depois de ver a bem-sucedida empreitada de Amélia, também eu desejaria me tornar personagem de tuas tramas, que tal? A fila é longa? Onde me inscrevo?

Selma disse...

Muuuito legalllll!!! Com certeza, o bilhete escrito "Gosto de você" balançou o coração sozinho de Maria Amélia, a pobrezinha tremeu e mal conseguiu alimentar-se, adoreiii a ideia do padeiro!!!! rsrs
Estou ansiosa pela parte V!!! Vamos lá autora!!!

Valsa Literária disse...

Parte V chegando... Vocês são incríveis com esse incentivo todo como não escrever. Escrevo para vocês.
Beijão gente boa

Fábio Roberto disse...

Finalmente Marili autora e personagem de uma trama!

Valsa Literária disse...

E quem disse que eu sou a personagem...ledo engano.

Alê Ferraz disse...

O desejo do Lê também é meu. Que privilégio seria, brincar de ser tua personagem.

Porém, no meu saco de pão, estava escrito "obrigado e volte sempre"... rsrsrsrs


Beijos!

Valsa Literária disse...

Muitas vezes as coisas vem escritas em outros sacos da vida. Todos vocês são meus personagens disfarçados de pessoas.

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...