sábado, 26 de março de 2011

A ESPERA DA PERSONAGEM - PARTE XVI

Na manhã seguinte Amélia levantou-se e sentiu uma vontade infinita de trazer o tempo de volta. Resmungava consigo, lamentava sua falta de respeito, responsabilidade e culpa. Sim, a culpa e o arrependimento eram corrosivos. Imaginou Gomes no balcão e sentiu um medo maior ainda de perder o único fiozinho de felicidade que a vida lhe propusera. Cuspiu a pasta de dentes com raiva tamanha que respingaram no espelho. Não quis olhar para aquela mulher covarde.
Na manhã seguinte Gomes levantou-se e sentiu uma vontade infinita de ver Maria Amélia. Não entendia o motivo real dessa obsessão. Gostava tanto daqueles olhos tristes e apagados. Talvez o desejo de vê-los acesos e vivazes fosse o intento. Seu jeito intemerato, contido, controlado deixava-o mais curioso e envolvido. Espalhou espuma de barbear no rosto mal dormido e jogou fora a barba passada. Queria olhar aquela mulher novamente.
Arrumaram-se e decididos saíram pela manhã chuvosa da capital paulista rumo a padaria Fiães. Os passos, de ambos, eram decididos e firmes, urgentes, medrosos, confusos. Iam rápidos e de repente desaceleravam. Maria por um instante parou. Pensou em voltar, desistiu, voltou no prumo certo. Gomes diminuiu o compasso, refletiu ás avessas, e assegurou-se que o rio corre para o mar. Foram.
Viram-se frente a frente alguns passos antes da porta da padaria. O garoto entrou padaria adentro gritando: “Seu Portuga o casal tá vindo, deram um com a cara do outro”. Maria Amélia não conseguiu disfarçar o contentamento e sorriu, tão profundamente, que sentiu o corpo mole e desajeitado. Gomes apertou o passo e sorrindo- queria ver aquela mulher novamente- esticou as mãos que alcançaram as dela, num movimento delineado no espaço, formando um desenho único e mágico, que só o amor consegue emoldurar.

Um comentário:

Selma disse...

Devem ter sentido o coração disparar, quase saltar pela boca!!!No início pareciam preparar-se para um duelo! rsrs muito legal criar essa expectativa em nós leitores, você quer ler rápido para ver se ambos desistiram ou se "enfrentaram".
Não dá para não rir do menino gritando para o portuga que o casal se aproximava, e que reencontro mais lindoooooo!!!!!!!!

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...