sábado, 12 de março de 2011

A ESPERA DA PERSONAGEM - PARTE V (Leia textos anteriores para acompanhar a história)

Na porta da padaria, Maria Amélia parou e fincou pés, olhando para todos os rostos que por lá estavam. Congelou a imagem de um por um, com ar circunstante, analisava-os. Não entrava, nem saía da beirada da entrada. Observou os dois homens, pão na chapa e média, engoliam café, atrasados, jovens, um pardo e baixo, outro branco de bigodes. Ainda na mesma fileira, um coitadinho na cachaça, ria fininho, um gole, resmungos, dois goles, tristeza.
         Deu um pequeno passo para enxergar a outra parte do balcão. Estava vazio. Fixou novos olhos aos atendentes. De sempre o garoto dos frios, cortava grosso não importava o pedido, ordens, talvez; ao lado a mocinha que resgatava os pães, mais obediente à freguesia. No caixa o velho português e atrás dele a mulher, menos velha, no tricô, ininterruptos.
         Quem? Ninguém. Pensou em falar com a mocinha dos pães sobre o saco-bilhete. Seria ridícula. Não. Sim. Sim, era o garoto, claro, brincadeira de moleque, chacota eterna. Lembrou-se da mortadela no lugar do presunto, reclamou, o velho português brigou, garoto com raiva, deu nisso... certamente.
         Virou as costas e foi embora.
– Sem pães hoje?
– O quê?
– Perguntei se a senhora não vai comprar seus pães hoje.
– De fato, não pensei nisso.
– Ah! Que pena.
– Como?
– É que os pães daqui são ótimos.
– Eu sei...
– Bom...
– Então...
– Então, com licença, tenho que comprar os meus dois pãezinhos e bem branquinhos. Até breve.

Um comentário:

Selma disse...

Não creio Maria Amélia está nas nuvens!! Ou é impressão minha??? Entrou na padaria e nem sequer lembrou-se de comprar os pãezinhos??Será que ela irá comprar os pães lá mesmo?? ou mudou de padaria?? rsrsrs Essa eu quero ver!!!
Amo muuuito tudo isso.... (Mc Donald´s)hihihihi

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...