segunda-feira, 10 de setembro de 2012

UM SONHO APENAS


CAPÍTULO PRIMEIRO

A velhice é o fim. Ela é o término de tudo, é o olhar para trás e saudosamente abanar os braços dando adeus a tudo que você tem a tudo que fez e principalmente ao que foi. Além dos guardados empoeirados valores, guarda-se a lembrança, os desvios, os prazeres, as maldades e claro os amores se os tivemos.

Senhor Jonas tem oitenta e cinco anos, viúvo de duas mulheres, vista muito boa para a idade; pernas fracas e emperradas; pai de dois filhos, quatro netos, e um bisneto. Mora só, na pacata cidade de Borá. Filhos foram todos para capital, fugidos da vida comum e banal. Atualmente apenas o telefone une essa família.

Na última semana, Senhor Jonas não conseguiu mais ir para a praceta jogar dominó. O fato inusitado deixou seu amigo mais próximo Freitas, preocupado. Foi ter com ele satisfações do por quê.

– Homem o que aconteceu?

– Emperraram as malditas.

– Quem?

– Minhas pernas ora.

– Quer ver o doutor?

– Nem pensar, logo voltam, é só esperar. Vou ler um pouco, isso ainda posso!

– Está certo disso?

– Pode ir sossegado, só me faz o favor de pedir ao moleque para vir aqui, preciso de uns pães e café.

– Eu trago.

– Não quero ser estorvo, e, além disso, o menino me ajuda, também há interesse nos trocados que lhe dou.

– Sentimos falta do companheiro de jogo.

– Nem tanta, sempre há um para ocupar nosso lugar.

– Está ranzinza, que mau humor.

– Estou velho! Não entenderia, tem quase doze anos a menos que eu, e nessa fase isso faz muita diferença.

Nenhum comentário:

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...