sexta-feira, 15 de abril de 2011

A ESPERA DA PERSONAGEM - PARTE XXXI

A moça que resgata os pães chorava copiosamente enquanto Gomes tentava reanimar Portuga caído no chão.
– Corre garoto, liga para o resgate. Vai!
         Gomes fazia massagens no peito descamisado do Portuga que parecia um pão branco e sem vida. Pensou no pior, mas não quis dizer nada a ninguém. Os clientes da padaria fizeram um círculo em volta.
– Abram espaço, abram espaço! Reage, homem, reage...
         Dona Maria Rosa abraçada a mocinha que resgata os pães não olhava para eles, o tricô deixou cair no chão, e nem se lamentou de ter perdido o ponto. Em menos de dez minutos os paramédicos chegaram e começaram os procedimentos.
– Ele vive?
– Sim, vai ficar bom.
         Gomes tranquilizou Dona Maria Rosa e disse que ficava na padaria até que um dos filhos deles chegasse para fechá-la. A ambulância levou os dois, acompanhada pelos olhares curiosos daqueles que veem prazer na tragédia.
         O garoto aproveitou o momento para abraçar a mocinha que resgata os pães, mas não chorou. Ficou firme ao lado dela. Gomes pediu aos dois que voltassem ao trabalho, pois certamente seria isso que Portuga diria.
– Garoto, traz um café.
– Sim senhor.
         Gomes sentou no balcão e teve uma vontade absurda de chorar. Não conhecia o Portuga há tanto tempo assim, mas esse tipo de laço estreito que mantinham, essa amizade descompromissada, leve, sem nada, absolutamente sem nada a cobrar ou declarar, simples como dever ser o “querer-bem”, o gostar gratuito, faziam deles grandes amigos. Não podia perdê-lo agora, não agora.

2 comentários:

Selma disse...

Ahh não... logo o padrinho-confidente de Gomes?? vai ver ficou tão emocionado em lembrar-se da época que ia no mercado municipal comer bolinho de bacalhau e do tempo que vivia tão puramente o amor, que a emoção foi forte demais... mas vai ficar bom...não vai?? ai meu Deus!! agora torço pelo Portuga!!!!

Valsa Literária disse...

Oi Selminha, é ótimo ler novamente seus comentários, fiquei louca quando vi. Acho que foi a emoção de ser padrinho do Gomes, mas o Portuga vai ficar bem, isso eu garanto!

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...