segunda-feira, 25 de abril de 2011

A ESPERA DA PERSONAGEM - PARTE XXXV

           Eu estava muito contente por ter escrito ou manuscrito a história mais banal de minha carreira como escritora. Havia me afeiçoado por demais em Maria Amélia e claro, em Gomes. Sabia que os últimos capítulos estavam por vir e minhas sensações eram plurais e contraditórias. Lembrei-me da história em que Macunaíma, que recebe a pedra muiraquitã quando seu filho morre e Ci vira a estrela Beta de Centauro, começando aí uma sequência de personagens que não morrem, meramente transformam-se em astros.
         Pensei que assim como Ci, Maria seria em minha vida uma personagem que não morreria e nem a mataria como a escritora o fez a Macabéa. O estilo era mais para Mário, a ideia de transformá-la cosmologicamente em estrela era perfeita. Sabia já agora como acabaria a novelinha da espera da personagem e tristemente sentia um desejo de esticá-la em só mais alguns capítulos, somente o necessário.
         Tratei naquela madrugada de reescrever o fim dessa história, dar os arremates finais e decidir um desfecho para cada uma das personagens envolvidas. Quando escrevi o último, achei que Maria Amélia viria conversar comigo, pedir mais qualquer coisa, agradecer pela sua história completa e feliz. Ou ainda, usar aquele tom arrogante e mandão da exigência, peculiares a sua pessoa, e implorar por outros episódios, novas aventuras.
         Não. Ela não apareceu. Escrevi um sonoro fim, no rodapé da derradeira narrativa e nada. Não veio, não agradeceu. Distanciou-se, virou personagem, enfim, absorta em si mesma, em sua nova vida, em sua recente condição.
         Para essa fragmentada e confusa escritora, resta somente a obrigação de publicar, então, os últimos e derradeiros e redundantes capítulos da história de Dona Maria Amélia Canto e Melo, de pessoa á personagem, de personagem á pessoa, de verdade á mentira, do dia á noite, do pão á manteiga.
         Ei-los!


Um comentário:

Selma disse...

Certamente Amélia não apareceria mesmo... creio eu...rsrs com uma história linda como essa, não tinha o porquê da Amélia intrometer-se!!!!

DOIS AXIOMAS RALÉS

  AXIOMA AMOROSO Entender o outro É respeito Aceitar o outro: amor.   AXIOMA REVOLTO Ahhhhhhhhh! Ignorância É a matriz da acei...